Quando passam para o 1° ano, as crianças continuam a cantar e começam a tocar flauta doce, que os acompanha durante todo o Ensino Fundamental. No 3° ano o violino, instrumento cujas características alimentam as necessidades anímicas da criança de 9 anos, faz parte do currículo. Nos anos seguintes, aqueles que quiserem seguem com o violino em aulas optativas.

A partir do 5° ano, muitas escolas têm uma pequena orquestra, onde os alunos podem ingressar tocando o instrumento com o qual tenham mais afinidade. Essa atividade geralmente é optativa. O canto, assim como a poesia, é uma atividade quase quotidiana na parte rítmica da aula, no ensino fundamental.

A música já faz parte da alma da Pedagogia Waldorf desde a criação da sua primeira escola, e curiosamente, hoje, a importância da música para a educação está sendo comprovada cientificamente. Pesquisas mostraram que a prática de um instrumento musical também melhora a memória, o raciocínio e as habilidades linguísticas relacionadas à alfabetização.

O treinamento musical inclui trabalhar os sentidos de visão, audição e toque, bem como movimentos finos, e tudo envolvido por uma conexão emocional. Seus benefícios parecem persistir por muitos anos, ou décadas, o que mostra que aprender a tocar um instrumento musical na infância é extremamente benéfico, e que a educação não pode prescindir da música como elemento de apoio ao desenvolvimento integral da criança.

Fonte: http://www.institutoruthsalles.com.br