Trabalhos_a.jpg

Nas escolas Waldorf dá-se grande importância ao trabalho com as mãos, principalmente no ensino infantil e nos primeiros anos do Ensino Fundamental. A habilidade com os dedos, segundo Karl-Reinhard Kummer, cria um pensamento ágil. “A criança em idade escolar exercita-se até chegar a realizar habilmente qualquer atividade manual. Uma atividade externa pressupõe sempre uma atividade espiritual íntima. Quanto mais esmerada for essa atividade, mais sutil será também o pensamento”. 

As crianças (meninos e meninas) no 1º ano aprendem talagarça e tricô, no 2º ano aprendem crochê, no 3º ano aprendem o tricô mais difícil. Além da relação com a matemática, pela necessidade de contar e calcular os pontos, trata-se de um intenso exercício da vontade. A aplicação dos trabalhos manuais evolui durante todo o período escolar, passando pela cestaria, tapeçaria, entalhe em madeira, marcenaria, modelagem em argila, escultura, trabalhos com couro, corte-e-costura, entre outros.

b_220_150_16777215_00_images_sampledata_imagens_trabalhos_1.jpgb_220_150_16777215_00_images_sampledata_imagens_trabalhos_3.jpgb_220_150_16777215_00_images_sampledata_imagens_trabalhos_5.jpgb_220_150_16777215_00_images_sampledata_imagens_trabalhos_6.jpg

Fonte: www.institutoruthsalles.com.br